Insatisfação com o resultado das urnas

O Senador Cristóvão Buarque postou em seu Tweeter sobre as manifestações, ele mesmo, favorável:

cbuarquePara saber mais, entre em sua linha do tempo. Não deixa de ter razão.

A insatisfação com o atual governo é notória. Quando José Serra disputou com ela, mostrou como era uma péssima gerente e o que ela havia de fato realizado quando exercendo funções junto ao governo do RS. Portanto, esta péssima gestão da Sra. Dona Presidenta já era de se esperar.

O ano de 2014 e, em particular próximo às eleições, novos graves escândalos de corrupção surgiram e os seus desdobramentos, ao contrário do que se poderia esperar, não diminuíram após as eleições. Ocorre o inverso, o poço de lama parece ser ainda mais profundo.

Os desmandos são claros: logo após a confirmação de sua reeleição, a Sra. Dona Presidenta aumentou os juros para tentar conter a alta do dólar, o que não conseguiu; aumentou o preço dos combustíveis e anunciou que pretende mexer ainda na Lei de Responsabilidade Fiscal e nas idades para a aposentadoria… E ainda, colocou os últimos mensaleiros fora da cadeia.

Partindo do princípio que o meu, o seu, o nosso voto servem para dizer “eu o estou contratando para tal função”, a dita cuja funcionária não está realizando o que prometera se fosse “contratada”. Com isso, fica fácil entender as razões do descontentamento e insatisfação de uma parcela significativa da população que não votou nela, seja votando noutro candidato, em branco ou nulo.

O que o Senador Cristóvão Buarque nos lembra, entretanto, é que numa democracia existem meios legais para manter ou não um Chefe de Estado em suas funções.

As delações premiadas já tiveram dois méritos: conhecer razoavelmente bem os procedimentos empregados e as pessoas envolvidas, mas também, repatriar uma boa quantia do que foi obtido a título de 3% de bonificação. São muitos milhões de reais. Pelo que se acompanha na imprensa, as investigações estão indo bem. Mas serão punidos? Os mensaleiros estão todos soltos…

Portanto, é bom acompanhar os próximos acontecimentos. As manifestações, por si só, não tem o poder de derrubar ninguém, principalmente por que isso seria golpe. Os militares com os quais travo contato, estão indignados: são cidadãos como você e eu; mas não há pretensões de assumir o governo. Ao contrário: fazem questão de que a Constituição seja cumprida.

Qualquer que fosse o candidato vencedor, como presidente, terá de assumir uma dura tarefa de recolocar a economia nos trilhos outra vez. Há descontentes e insatisfeitos; embora o maior problema seja a falta de credibilidade do atual governo. Os primeiros três meses de 2015 serão muito difíceis…

Que Deus nos ajude.

Anúncios

About Henrique

Artista, pesquisador, inquiridor, buscador.

Posted on 16 de Novembro de 2014, in economia and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Agora vou ter que concordar com o exposto acima… E mais, apesar de ter acreditado na atual presidenta, a cada dia que passa me sinto cada vez mais traída pois o que ela está fazendo contradiz tudo o que foi proposto. Já mudaram até os direitos trabalhistas e ainda estão querendo privatizar a CEF o que mais vem por ai…
    Penso que existem muitas prioridades para serem tratadas e votadas no Congresso mas parece que quando o assunto é tirar do povo o pouco de direitos que tem é o que importa, Gpstaria de entender porque não diminuem o salario e benefícios dos deputados e senadores, porque não exigem toda a devolução de todo dinheiro desviado da petrobrás e mais, prendem esses corruptos… O povo não tem culpa da incompetência de nossos representantes e infelizmente parece que na política não se pode confiar em mais ninguém.
    Não sei o que será do povo brasileiro que embora a Constituição Federal diz que o poder é do povo na prática não é isso que acontece… Eu me sinto enganada pela atual presidenta e só queria manisfestar minha insatisfação…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: